PLE (PERSONAL LEARNING ENVIRONMENT) O PLE (Personal Learning Environment) poder-se-á considerar o ambiente que gravita em torno de cada um de nós respeitante à aprendizagem. Este, engloba as ferramentas, aplicações e fontes de informação que cada aluno utiliza para incrementar o seu conhecimento. Na perspetiva de George Siemens (2008), os PLEs devem a sua existência ao desenvolvimento de tecnologias que se centram na interação social e na colaboração, características da Web 2.0. A imagem representada em infra é uma projeção visual do meu PLE ou, em português, APA (Ambiente Pessoal de Aprendizagem). Essencialmente inseri as aplicações, ferramentas e websites que uso quer online, quer offline, para potenciar todo o meu trabalho e aprendizagem em rede. Representei o meu PLE em cinco categorias que, quanto a mim, repartem as diversas áreas utilitárias: E quipamento e Hardware - Router, keyboard, headphones, laptop, rato, ecrã, webcam; Edição e Produção Online e Offl
Fonte: https://ikanos.eus/en/ikanos-model/learn/entorno-personal-de-aprendizaje/ Esta atividade teve como objetivo elaborar uma bibliografia anotada sobre os Personal Learning Enviroments (PLE). Pesquisaram-se artigos científicos sobre o tema, de autores não exclusivamente Portugueses. Assim, foram considerados dois itens relevantes, por cumprirem os critérios solicitados de proveniência e de caráter científico, e, por facultarem perspetivas distintas dos artigos já disponibilizados na UC. 1. Artigo de: Almeida, A. M. G. P. de. (2011). Universidade Aberta Universidade Aberta. 1–13. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9094/1/TMPEL_AntónioAlmeida.pdf Considerou-se este artigo importante no seio da problemática dos PLC por fazer o enquadramento deste fenómeno na aprendizagem e atualização ao longo da vida, e lançar uma proposta de modelo de como fazê-lo. Em bom rigor, ao longo da vida há a necessidade e curiosidade de irmos aumentando o conhecimento. O autor
Olá a todos! Nesta publicação do blogue, gostaríamos de apresentar um trabalho de grupo fascinante, elaborado pelos seguintes alunos: Ana Moura, Alexandra Bastos, Carolina Santos, Cláudia Asseiceiro, Pedro Videira, Sónia Afonso e Sônia Cotrim. O nosso grupo, durante a Temática III - Desenho da Aprendizagem Online, focou-se mais especificamente no Design Instrucional. À medida que a aprendizagem online se torna cada vez mais relevante, é essencial explorar estratégias eficazes de design instrucional para garantir uma experiência de aprendizagem envolvente e eficiente. O Design Instrucional refere-se ao processo de criar cursos ou materiais de ensino que sejam cuidadosamente planeados, estruturados e alinhados com os objetivos de aprendizagem. No nosso trabalho, mergulhamos fundo na teoria e prática do Design Instrucional, analisando os seus elementos-chave, como a análise de necessidades, o desenvolvimento de objetivos de aprendizagem, a seleção de estratégias de ensino adequadas, a
Comentários
Enviar um comentário