Caracterização do meu PLE

 

PLE (PERSONAL LEARNING ENVIRONMENT)

 

O PLE (Personal Learning Environment) poder-se-á considerar o ambiente que gravita em torno de cada um de nós respeitante à aprendizagem. Este, engloba as ferramentas, aplicações e fontes de informação que cada aluno utiliza para incrementar o seu conhecimento.

Na perspetiva de George Siemens (2008), os PLEs devem a sua existência ao desenvolvimento de tecnologias que se centram na interação social e na colaboração, características da Web 2.0.

A imagem representada em infra é uma projeção visual do meu PLE ou, em português, APA (Ambiente Pessoal de Aprendizagem). Essencialmente inseri as aplicações, ferramentas e websites que uso quer online, quer offline, para potenciar todo o meu trabalho e aprendizagem em rede. 

  


Representei o meu PLE em cinco categorias que, quanto a mim, repartem as diversas áreas utilitárias:

Equipamento e Hardware - Router, keyboard, headphones, laptop, rato, ecrã, webcam;
Edição e Produção Online e Offline – PowerBI, MS OneNote, MS Word, MS Excel, Ms Powerpoint;
Comunicação e interação Familiar e Social – MS Outlook, Facebook, Skype, Moodel, Whatsapp, Twitter, Telegram, GMail;
eResearch – Google, Chrome, Google académico, YouTube, Repositório Aberto da UAb, RCAAP, Scrib e Dicionário Priberam;
Ferramentas Colaborativas – MS Teams, MS OneDrive, Webex, MS Forms, MS Sharepoint, Google Drive e Google Meet.

Todas estas áreas têm uma demarcada importância, e, as ferramentas/aplicações mencionadas desempenham um papel fulcral no meu ambiente pessoal de aprendizagem, que não é estanque e sofre evoluções naturalmente.

 

 

Bibliografia

SIEMENS, George (2008). Systematization of Education: Room for PLEs? Learning  Technologies Centre Research Blog. Universidade de Manitoba. Disponível em http://ltc.umanitoba.ca/wordpress/2008/12/systematization-ofeducation-room-for-ples/ [acedido em 15-12-2008].

Comentários

  1. Olá Pedro!
    Achei interessante esta representação visual do PLE, principalmente pela categorização feita, pois senti algumas hesitações relativamente a algumas ferramentas que servem simultaneamente de apoio ao trabalho colaborativo e como instrumento de comunicação e interação social, como o moodle, whatssap, etc., e verifiquei que aqui a opção foi ligeiramente diferente!
    Continuação de bom trabalho!

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  2. Achei interessante a forma como estruturou o seu PLE, em cinco categorias que considera representarem as diversas áreas que utiliza. A forma como conduz o seu processo de aprendizagem na conectividade com estas 5 categorias, obedece a alguma planificação, cronograma ou aleatoriamente vai construindo o seu processo de aprendizagem pessoal.

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  3. Legal Pedro! Vemos uma tendência muito forte para a Microsoft aqui, né? 😊

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  4. A estruturação do nosso PLE e gestão das ferramentas digitais, é um passo essencial para o sucesso da aprendizagem e colaboração. Na minha ótica, depois de alguma literatura lida e da partilha dos colegas, do seu PLE, considero que, algumas ferramentas, podem ser "encaixadas" em diferentes categorias. Por exemplo, o Youtube, tanto pode ser para criar aprendizagem/conteúdo, como, para colaborar. Qual a vossa perspetiva?
    Continuação de bom trabalho!

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