Há aprendizagem sem Reflexão ?

 


O e-portfolio criado serve de repositório, onde reflito acerca do meu processo evolutivo na presente UC.

As atividades de aprendizagem estabelecidas no contrato de aprendizagem foram divididas em três unidades temáticas: Tema I - Dimensão do Estudante: Personal Learning Environments e Variáveis Críticas; Tema II - Dimensão do Professor (Humano e Não-Humano); Tema III - Design da Aprendizagem Online. Utilizei essas temáticas para desenvolver trabalhos individuais e em grupo.

A unidade curricular em questão proporcionou uma visão abrangente de como os processos pedagógicos devem ser implementados nas instituições de ensino, com especial enfoque no ensino online. Tive a oportunidade de aprender sobre as diretrizes curriculares e os objetivos de aprendizagem, além de compreender a importância do ambiente de ensino e aprendizagem eficiente e inclusiva para todos os alunos. 

Defendo que os processos pedagógicos representam um conjunto de atividadess e abordagens utilizadas pelos professores para materializar a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Para que os processos pedagógicos sejam eficazes, é crucial que os professores planeiem o ensino, apliquem metodologias eficazes, avaliem os estudantes e ajustem o currículo. Devem promover um ensino inclusivo, integrar tecnologia, oferecer suporte aos alunos, promovendo a participação ativa dos alunos no seu caminho de aprendizagem.

Se nos trabalhos individuais houve alguma solidão, pois confesso que sou uma pessoa bastante sociável e física, o que por vezes me desmotiva "caminhar sozinho". Já nos trabalhos de grupos houve sempre bastante ímpeto e dedicação, que penso ser visível no resultado final. Um apontamento para o trabalho de grupo final, em que me pareceu menos positivo trabalharmos em grupos tão extensos 5-7 elementos.

Em resumo, a minha jornada na UC foi extremamente enriquecedora, e sinto-me muito satisfeito com o resultado final. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caracterização do meu PLE

Personal Learning Enviroments (PLE) - Bibliografia Anotada

Explorando o Design Instrucional: Um Padlet de Trabalho com o Grupo A