Design Educacional ou Design Instrucional - Sessão online

 


Quero destacar que me agradou bastante o Framework de apoio ao Design Educacional desenvolvido pela Carol Vieira, cuja composição desdobra-se em quatro etapas: Definir, Projetar, Desenvolver e Ampliar. Ao debruçar-me sobre este tema, vi-me imediatamente imerso em reflexões sobre o nosso trabalho nesta Unidade Curricular. As referências aos diversos modelos, como Addie, DSR e Design Thinking, bem como a ênfase na importância da sua seleção, a curadoria de recursos e a análise crítica, foram verdadeiramente cativantes. 

Quero realçar o entusiasmo da Professora Paula ao explorar a temática "Pesquisa do apoio de IA para todas as etapas do Design com o foco, apoio à autoria", em total consonância com a visão da Professora Manuela. Acredito piamente que a atualização, a criatividade e a capacidade de ultrapassar a mera transmissão de conhecimento são fundamentais para acompanhar as mudanças no perfil dos estudantes. A utilização de ferramentas como a IA, de forma a promover motivação, inclusão, diversidade e multimodalidade, são aspetos que realmente despertam algo em mim. As palavras-chave mencionadas pela Professora Manuela, que optou por adotar o modelo Learning Designer na sua instituição, ecoam com grande entusiasmo e concordância.


Como de costume, as observações pertinentes da colega Leila não devem ser ignoradas. É verdade que ambos os grupos da UC - Grupo Educação Instrucional e Grupo Educação Educacional - concentraram-se intensamente nos recursos existentes e na análise dos mesmos. 

Considero que esta sessão preencheu uma lacuna significativa, permitindo-nos vislumbrar uma perspetiva fora da caixa acerca do Design Instrucional e do Design Educacional, adaptando-se  às necessidades dos alunos contemporâneos.


Uma sessão repleta de entusiasmo e visões renovadas sobre esta temática. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caracterização do meu PLE

Personal Learning Enviroments (PLE) - Bibliografia Anotada

Explorando o Design Instrucional: Um Padlet de Trabalho com o Grupo A