O papel do professor online - Bibliografia Anotada


O papel do professor online - Bibliografia Anotada


A bibliografia anotada que apresento é uma compilação de obras que abrangem uma gama de tópicos relevantes para a dimensão do Professor. A bibliografia sugerida pela UC é vasta, abrangente e atual, composta por fontes variadas.

Assim, tentar pesquisar e diversificar os artigos, incluindo autores de diferentes perspetivas, a fim de proporcionar uma visão mais completa e abrangente.

Espero que esta bibliografia seja útil para atingirmos uma compreensão mais holística do tema II da presente UC, e também, expandir os horizontes de leitura.

 

1.      Artigo de: 

Guerreiro, A., Barros, D. M. V., & Morgado, L. (2019). Tutoria Com Agentes Inteligentes Na Educação Online. Revista Teias, 20(Esp). https://doi.org/10.12957/teias.2019.43038


Considerou-se este artigo importante no seio da problemática por fazer enquadramento do fenómeno
dos Atores não Humanos (ANH) enquanto tutores da aprendizagem.

Neste artigo, os autores discutem a utilização dos “agentes inteligentes e a sua importância pedagógica para a tutoria na educação online”
(Guerreiro et al., 2019). Os autores começam por explicar o que são os agentes inteligentes e como estes podem ser usados na educação online, discutindo os diferentes tipos de tarefas que podem realizar, como a modelagem do aluno e a adaptação do conteúdo. Os autores também analisam estudos que têm sido realizados para investigar a eficácia da tutoria com agentes inteligentes. De seguida, são discutidos os desafios e as limitações da utilização de agentes inteligentes na tutoria de estudantes, tais como a falta de empatia e de sensibilidade contextual. Finalmente, os autores apresentam algumas perspetivas futuras para o uso de agentes inteligentes na educação online.

Este artigo fornece uma visão geral bastante útil do uso de agentes inteligentes na tutoria de estudantes em ambientes de educação online. Os autores apresentam uma revisão abrangente da literatura existente e discutem quer as vantagens, quer as limitações da utilização de agentes inteligentes na educação online. Embora o artigo forneça uma discussão detalhada sobre o tópico, seria interessante os autores aprofundarem mais estudos para apoiar as conclusões. No entanto, este artigo é uma excelente fonte para aprender mais sobre a forma como os agentes inteligentes podem vir a ser utilizados para melhorar a educação online.


 2.      Artigo de: 

Martinho, D., & Jorge, I. (2016). Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online. RIED: revista iberoamericana de educación a distancia, 19(1), 161–182. http://dx.doi. org/10.5944/ried.19.1.13996

Num artigo bastante diferente, Martinho & Jorge (2016), discutem os obstáculos enfrentados pelos professores do ensino superior presencial na adoção do ensino online. Através da pesquisa qualitativa com 12 professores de uma instituição de ensino superior em Portugal, os autores identificaram vários fatores que afetam a adoção do ensino online pelos professores, incluindo: a falta de apoio institucional; a falta de formação e suporte técnico; a resistência à mudança; e a falta de motivação.

Os autores também discutem as implicações destes constrangimentos para a qualidade do ensino online e para a formação dos professores. Eles sugerem que é necessário desenvolver estratégias para capacitar os professores e superar esses obstáculos, como programas de formação, incentivos institucionais e a criação de uma cultura de inovação e experimentação no ensino.

Este artigo pode ser útil para gestores de instituições de ensino superior e educadores que desejem implementar ou melhorar o ensino online. Através de uma pesquisa qualitativa, os autores apresentam uma compreensão aprofundada dos obstáculos enfrentados pelos professores do ensino superior presencial na adoção do ensino online e fornecem sugestões para ultrapassá-los. A leitura deste artigo pode ajudar a entender os desafios do ensino online e a desenvolver estratégias eficazes para capacitar os professores na modalidade online.




ANÁLISE DA APP FAVILLE

 

A app Faville é uma plataforma para facilitar a aprendizagem em ambiente online, com recursos que permitem a criação e organização de conteúdo educacional, bem como a interação e colaboração entre alunos e professores.

Decidi fazer uma análise SWOT da app Faville de Aprendizagem Virtual:

 

Forças:

- Integração de múltiplas ferramentas: a Faville oferece uma ampla variedade de recursos e ferramentas, como questionários, fóruns de discussão, chat, compartilhamento de arquivos e gravação de aulas, que podem ajudar a melhorar a experiência do aluno e a eficácia do ensino.

- Interface intuitiva: a plataforma é fácil de usar, mesmo para users com pouca experiência em tecnologia, o que pode ajudar a aumentar a iniciação e a satisfação dos usuários.

- Personalização: a Faville permite que os professores personalizem a aparência e o conteúdo da plataforma de acordo com suas necessidades e objetivos de ensino.

- Acessibilidade: a plataforma pode ser acedida de qualquer lugar e a qualquer momento, o que pode ajudar a facilitar o ensino e a aprendizagem em ambientes online.

 

Fraquezas:

- Dependência de tecnologia: a plataforma depende de uma conexão estável à Internet e pode ter problemas técnicos que afetem a experiência do utilizador.

- Custo: a Faville não é gratuita e pode ter um custo que pode ser uma barreira para algumas instituições de ensino ou indivíduos.

 

Oportunidades:

- Crescimento do ensino online: o aumento do ensino online pode aumentar a procura por plataformas como a Faville, que ajudam a melhorar a qualidade da experiência educacional online.

- Expansão global: a Faville pode ter oportunidades de expansão em todo o mundo, à medida que mais instituições de ensino adotem o ensino online e precisem de soluções eficazes de aprendizagem virtual.

 

Ameaças:

- Concorrência: existem outras plataformas de aprendizagem virtual disponíveis no mercado, o que pode dificultar a ascensão da Faville no mercado.

- Mudanças tecnológicas: a tecnologia em constante evolução pode tornar a plataforma obsoleta se não for atualizada regularmente.

 


Pedro Videira, maio de 2023

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caracterização do meu PLE

Personal Learning Enviroments (PLE) - Bibliografia Anotada

Explorando o Design Instrucional: Um Padlet de Trabalho com o Grupo A